FANDOM

Cálculos em Crossover

Um cálculo é algo muito recorrente e até normal usado em cross-overs, afinal, muitos feitos de velocidade/resistência/poder destrutivo entre outros atributos só podem ser achados de maneira "mais objetiva" os usando pois o olhômetro muitas vezes engana, um char pode destruir uma montanha no olhômetro, porém, a energia usada para tal feito muitas vezes não chega no necessário para realmente estar nessa categoria, dependendo da maneira de como for feito pode dar algo muito acima de montanha ou algo abaixo.

Porem, nesta Wiki nós vamos usar apenas aqueles que acharmos coerentes para achar o DC e decidirmos entre nós se o Low, Mid ou High End será usado, pois coisas como nível continente/país/planetário pode sair de algo que envolve levantar uma cidade, tal como desintegrar um pequeno quarto fazer o nível de tal personagem voar para Multi-Quarteirões e acima, e também se for possível iremos nos basear mais no que o autor quer mostrar que tal personagem pode fazer e usar o que a scan em si realmente está mostrando aliado ao contexto do mangá.

Para o que envolve velocidade, esse atributo sim, iremos usar muitos cálculos para conseguirmos mensurar a velocidade de um personagem, pois é algo completamente necessário e sem eles na maioria dos casos não é possível dizer a real velocidade de um personagem.

Cálculos e a ciência na ficção

É inevitável que muitas vezes exista algum feito que não possa ser classificado somente com o que você vê, o que faz com que muitos feitos possam ser vistos de várias formas diferentes dependendo do que cada um enxerga no feito, isso é um fato importante que precisam entender antes de chegar onde quero chegar.

Antes de mais nada, saibam que é estupidez tentar jogar as "regras" do nosso mundo em um mundo fictício, não importa a situação, são mundos diferentes, realidades diferentes, criados por pessoas que 90% das vezes ignora essas "regras" e visa apenas entreter os fãs. Dito isso, outro fato é que muitas vezes seremos obrigados a depender de cálculos baseados em coisas da vida real como valores de energia, massa, tipo de material e etc, para achar o quão forte seria uma técnica, por exemplo.

O que quero dizer é que é mais viável usar os cálculos para achar um valor aproximadamente correto usando nossa ciência em feitos inquantificáveis a olho nu, ou até mesmo alguns mais quantificáveis, mas que fique mais seguro para apostar em um valor usando um cálculo, e nesse tipo de caso, tem que se levar em conta o que foi dito no início do artigo, que é algo que explicarei mais a fundo logo abaixo.

Ciência x Vontade do Autor

Vamos falar um pouco sobre o que o autor quer passar e como isso muitas vezes pode contradizer o que realmente estaria acontecendo cientificamente falando.

O que foi dito anteriormente sobre os autores não seguirem como normalmente as coisas seriam na vida real caso evento X ou evento Y ocorresse é extremamente comum e a maioria das obras se enquadram nisso, seja por falta de conhecimento do autor, seja por não poder causar efeitos colaterais que normalmente acabaria com todo o cast da obra ou simplesmente porque tal obra é uma obra fictícia.

Entender esse ponto é essencial, como eu (Testarossa) também sou um autor (Não profissional), acho bem triste as pessoas tentarem desmentir algo que o autor quis mostrar pro seu público, pros seus fãs, por não ser cientificamente correto, ou porque um cálculo diz o contrário. Existem casos e casos onde isso pode ser aplicável ou não, mas na maioria das vezes iremos sim nos basear no que o autor quer passar (E no que ele mostrou/escreveu na obra) ao invés de depender de algum cálculo para achar algum nível. Eu não ficaria nenhum pouco feliz se alguém tentasse classificar como uma mentira algo que quis mostrar para meu público, ninguém ficaria, por isso nos limitaremos mais nos cálculos de poder destrutivo se ele claramente contradizer o que o autor quer passar.

Cálculos Concretos

Muitas vezes os cálculos são coisas que podem variar bastante por falta de dados, isso não faz com que ele esteja necessariamente errado, ainda é possível achar um valor aproximado, mas é algo inevitável que os valores podem mudar bastante dependendo dos dados que você usa, quando se trata de cálculos de poder destrutivo as variantes podem ser gigantescas, algo de nível ilha voltar pra nível vila por causa um número ou outro (Outra das razões de não depender muito de cálculos de poder destrutivo), e de velocidade acaba sendo a mesma coisa caso você não tenha números certos.

Porém, muitas vezes nós podemos sim fazer cálculos usando apenas o que a obra nos mostrou e ainda assim chegar a um valor bem próximo do que realmente deveria ser. Este cálculo que eu fiz por exemplo usa basicamente números dados pela própria obra e valores já identificáveis para achar uma velocidade "certa". Muitos cálculos (De velocidade principalmente) são mais concretos que os outros por darem medidas e números para nos basearmos sem ter que ficar chutando valores que dessem muitas interpretações diferentes dependendo do que estamos vendo, sabendo como fazer o cálculo, é possível achar um valor concreto para um feito.

Resultados/Valores usados e como funciona (Low/Mid/High-Ends)

Todo cálculo que tenta visar tirar algum valor concreto de algo, precisa de uma "situação" para que esse cálculo possa ser feito, seja um evento, um bom ponto de vista da área, uma boa descrição da cena, qualquer coisa que nos dê as informações necessárias para que um cálculo possa ser feito.

Como já bem dito, nem todo cálculo vai estar certo, as vezes ele pode estar completamente errado, as vezes ele pode ter somente um errinho ou outro, cálculos em si não é nada que defina "fatos", é apenas uma saída que encontraram para descobrir um valor aproximado do nível de um personagem ou de uma obra.

"Um valor aproximado" < Esse seria o ponto chave, é normal a maioria das pessoas que calculam, criarem variáveis do seu próprio cálculo. Sendo a pessoa que calculou, ao mostrar seu cálculo a público, você oferece alternativas e permite que, caso alguém tenha algo em mente, comentem sobre o que deve ser usado.

Qual seria a variável correta a se usar? Alguns pensam que sempre se deve usar o Low-End, pra jogar com mais "segurança", mas isso não é certo, e contradiz o próprio propósito dos cálculos. Os cálculos são feitos para podermos chegar em um valor aproximado do nível do personagem/obra, logo, na hora de escolher entre o Low, Mid ou High-End, ou mesmo qualquer outra variável que tiver, o certo a se fazer é escolher o que teria mais coerência com o ocorrido, esse é o próprio propósito dos cálculos, se o High-End for o mais adequado para situação, enquanto o Low-End for "forçado" demais para descer o valor final, o ideal seria usar o High-End, o contrário também se aplica.

Lembrem-se que, muitos sabem calcular, mas nem todos sabem interpretar o feito da maneira correta, expor seu ponto de vista do porque tal variável deve ser usada ao invés de apenas apontar um dos valores e falar que ele tem que ser usado porque sim, é o que vocês devem fazer.